O avanço tecnológico anulou as distâncias e encurtou o tempo de transmissão de informações de toda espécie, a partir de qualquer região do planeta.
Existem e estão em contínua expansão, qualitativa e quantitativamente, bancos eletrônicos capazes de armazenar enorme quantidade de informações e dados. Todas as informações podem – em potencial – estar disponíveis para todos simultaneamente. Ter acesso à INFORMAÇÃO é hoje, portanto, um processo simples e rápido. Enfatizamos, porém, que obter INFORMAÇÃO não é o mesmo que obter CONHECIMENTO.
Dessa forma, nunca, como atualmente, foi tão importante o papel da escola como o espaço que propicia a aquisição de CONHECIMENTOS a partir da avalanche de INFORMAÇÕES que a pessoa recebe em todos os momentos de seu dia.
O CONHECIMENTO é interdisciplinar e a maneira como são trabalhados os conteúdos é o grande diferencial entre as propostas educacionais das várias escolas.
O planejamento de ensino para todas as áreas do conhecimento visa propiciar espaço e oportunidade para:
Organizar as informações;
Hierarquizá-las;
Interpretá-las;
Criticá-las.
Assim, a partir da visão maior de Educação das pessoas que idealizaram e traçaram o perfil do COLÉGIO, sem dúvida, ampliada pela realidade da vida no terceiro milênio, as nossas aulas no Ensino Fundamental I e II são de estudo, discussões, debates, experiências, visitas, projetos interdisciplinares e todo procedimento que possibilite a troca entre grupos dentro da escola, na família e na comunidade.
Acreditamos que o caminho da educação está fundamentado no conhecimento compartilhado, na aprendizagem colaborativa, contextualizada e com significado, onde a ética seja a norteadora de todas as escolhas e as ações do educando.
O avanço tecnológico anulou as distâncias e encurtou o tempo de transmissão de informações de toda espécie, a partir de qualquer região do planeta.
Existem e estão em contínua expansão, qualitativa e quantitativamente, bancos eletrônicos capazes de armazenar enorme quantidade de informações e dados. Todas as informações podem – em potencial – estar disponíveis para todos simultaneamente. Ter acesso à INFORMAÇÃO é hoje, portanto, um processo simples e rápido. Enfatizamos, porém, que obter INFORMAÇÃO não é o mesmo que obter CONHECIMENTO.
Dessa forma, nunca, como atualmente, foi tão importante o papel da escola como o espaço que propicia a aquisição de CONHECIMENTOS a partir da avalanche de INFORMAÇÕES que a pessoa recebe em todos os momentos de seu dia.
O CONHECIMENTO é interdisciplinar e a maneira como são trabalhados os conteúdos é o grande diferencial entre as propostas educacionais das várias escolas.
O planejamento de ensino para todas as áreas do conhecimento visa propiciar espaço e oportunidade para:
Organizar as informações;
Hierarquizá-las;
Interpretá-las;
Criticá-las.
Assim, a partir da visão maior de Educação das pessoas que idealizaram e traçaram o perfil do COLÉGIO, sem dúvida, ampliada pela realidade da vida no terceiro milênio, as nossas aulas no Ensino Fundamental I e II são de estudo, discussões, debates, experiências, visitas, projetos interdisciplinares e todo procedimento que possibilite a troca entre grupos dentro da escola, na família e na comunidade.
Acreditamos que o caminho da educação está fundamentado no conhecimento compartilhado, na aprendizagem colaborativa, contextualizada e com significado, onde a ética seja a norteadora de todas as escolhas e as ações do educando.