Ensino Fundamental

O avanço tecnológico anulou as distâncias e encurtou o tempo de transmissão de informações de toda espécie, a partir de qualquer região do planeta.

Existem e estão em contínua expansão, qualitativa e quantitativamente, bancos eletrônicos capazes de armazenar enorme quantidade de informações e dados. Todas as informações podem – em potencial – estar disponíveis para todos simultaneamente. Ter acesso à INFORMAÇÃO é hoje, portanto, um processo simples e rápido. Enfatizamos, porém, que obter INFORMAÇÃO não é o mesmo que obter CONHECIMENTO.

Dessa forma, nunca, como atualmente, foi tão importante o papel da escola como o espaço que  propicia a aquisição de CONHECIMENTOS a partir da avalanche de INFORMAÇÕES que a pessoa recebe em todos os momentos de seu dia.

 

O CONHECIMENTO é interdisciplinar e a maneira como são trabalhados os conteúdos é o grande diferencial entre as propostas educacionais das várias escolas.

O planejamento de ensino para todas as áreas do conhecimento visa propiciar espaço e oportunidade para:

  • Organizar as INFORMAÇÕES;
  • Hierarquizá-las;
  • Interpretá-las;
  • Criticá-las.

Assim, a partir da visão maior de Educação das pessoas que idealizaram e traçaram o perfil do COLÉGIO, sem dúvida, ampliada pela realidade da vida no terceiro milênio, as nossas aulas no Ensino Fundamental I e II são de estudo, discussões, debates, experiências, visitas, projetos interdisciplinares e todo procedimento que possibilite a troca entre grupos dentro da escola, na família e comunidade.

Acreditamos que “o caminho da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento é o caminho da informação para o significado, da percepção para o julgamento”. (MARKL, Hubert. InterNationes, 1998. Humboldt 76. Revista Veja, nº 35 de 05/09/2001)