Robótica

O objetivo deste projeto é desmistificar a tecnologia, estimulando seu conhecimento por intermédio da criação de robôs controlados por placas Gogo Board.
Desenvolvido pela equipe de Robótica Pedagógica do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas, esse software oferece uma Interface gráfica que adapta comandos de robótica da linguagem de programação Logo à faixa etária da classe.
 As placas Gogo foram criadas nos Estados Unidos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e aperfeiçoadas pelo CTI, com apoio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, NIED, da Unicamp. Sua finalidade é oferecer recursos para a aplicação da Robótica no ambiente escolar.

Em 2008, tanto a Gogo Board como o Blocos foram utilizados por alunos do curso de Mecatrônica do Colégio Técnico da Unicamp, COTUCA.
Pioneira na implantação desse projeto no Ensino Fundamental do Brasil, a equipe do Colégio Photon o considera como uma ferramenta educacional capaz de estimular no aluno não apenas a criatividade, raciocínio lógico e conhecimento tecnológico, mas um meio para sua elaboração e expressão crítica do universo que o cerca.