Outras Atividades

Educação Musical, Violão e Coral

A música é uma poderosa aliada educacional e um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro. Além de ajudar no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem, para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades.

Ela atua nos dois hemisférios do cérebro: o lado esquerdo que é mais lógico e sequencial, e o direito, que é holístico, intuitivo, criativo. Daí a importância e o objetivo das aulas de Educação Musical do Colégio Photon.

“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade. É preciso ensinar o mundo todo a cantar. ” (Villa Lobos)

Espanhol

O Espanhol, depois do Inglês, é o idioma mais utilizado nos veículos de comunicação internacional. Assim, cada vez mais pessoas estudam e falam essa língua em todo o mundo.

Dessa forma, o Colégio Photon oferece curso de Espanhol para os alunos do Período Integral, que tem como objetivo trabalhar o idioma de forma divertida e descontraída, por meio de aulas diversificadas, despertando, assim, o interesse de todos. Motivos não faltam para aprender Espanhol. Além da importância econômica, cultural e social, é um idioma muito belo.

Jogos de Raciocínio

É uma metodologia que faz parte do ambiente de aprendizagem, em que a criança é desafiada a enfrentar situações que envolvem cooperação e competição, perdas e ganhos, por intermédio de jogos de pensar, a fim de desenvolver atitudes, competências e habilidades para a vida moderna.

Esse trabalho leva a criança a desenvolver habilidades de raciocínio em atividades que ela tem a necessidade de controlar a impulsividade, desenvolver a determinação, a perseverança e a autodisciplina.

Língua Inglesa

A nossa proposta em relação à Língua Inglesa de acordo com o sistema BE (Become English Program), prevê de 3 a 4 aulas, oferecidas semanalmente aos alunos do Minimaternal ao 9° ano, e propicia a imersão cultural do aluno, garantindo o seu desenvolvimento em um Ambiente Bilíngue.

Ao final do Ensino Fundamental I (5° ano) e ao final do Ensino Fundamental II (9° ano), os alunos são  avaliados e certificados pelo TOEFL.

O TOEFL é um teste de Língua Inglesa respeitado mundialmente e reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, inclusive Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

PROERD

PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de caráter social, que tem como objetivo orientar crianças do 5º ano a resistirem contra o uso de drogas e a prática de violência. Desde 1992, no Brasil, é realizado pela Polícia Militar em parceria com escolas de todo o país.

Robótica

O Colégio Photon foi pioneiro em Robótica Escolar em Campinas, com o Prof.º Dr.º José Luis de Souza. Iniciamos o projeto de Robótica Pedagógica com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas, utilizando um software com interface gráfica que adaptava comandos de robótica da linguagem de programação Logo à faixa etária da classe.

As placas Gogo foram criadas nos Estados Unidos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e aperfeiçoadas pelo CTI, com apoio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, NIED, da Unicamp. Sua finalidade é oferecer recursos para a aplicação da Robótica no ambiente escolar.

Em 2008, tanto a Gogo Board como o Blocos foram utilizados por alunos do curso de Mecatrônica do Colégio Técnico da Unicamp, COTUCA.

A equipe do Colégio Photon considera a Robótica como uma ferramenta educacional capaz de estimular no aluno não apenas a criatividade, raciocínio lógico e conhecimento tecnológico, mas um meio para sua elaboração e expressão crítica do universo que o cerca.

Nossa experiência com esse trabalho está registrada no Livro ROBÓTICA EDUCACIONAL  – experiências inovadoras na educação brasileira, organizado por Rodrigo Barbosa e Silva e Paulo Bliskstein, em parceria com STANFORD Graduarte School of EDUCATION, Lemann Center e TEACHERS COLLEGE Columbia University e TLTL Transformative Learning Technologies Lab.

Teatro

O Colégio Photon oferece a seus alunos a possibilidade de realizar aulas de teatro, uma vez que essa atividade solicita espaço, exposição corporal, verbalização e aproximação física. Além disso, estimula a autocrítica, a concentração, a autodisciplina, a criatividade e auxilia na supressão do medo, inibições e preconceitos, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da personalidade do nosso aluno. Em última análise, sensibiliza para aquisição da consciência de si mesmo e dos demais.