Nossa História

Em 1990 fechava a Escola Infantil “Turma da Bolinha” – Campinas. Sua diretora, Vera Nilce Lopes, muda-se para a cidade de Ribeirão Preto e aluga um galpão onde guarda tudo o que a escola tinha.

Em 1993, uma antiga professora desta Escola, Simone Jaqueline Marques Xavier, muda-se para o bairro Parque Imperador.

A ex-diretora Vera, em uma visita a sua antiga docente, oferece a escola para que esta seja montada no Parque Imperador argumentando que seu sonho não poderia morrer dentro de um galpão, que precisava dar continuidade ao que viveram juntas – o amor pela EDUCAÇÃO.

A compra aconteceu mesmo sem os recursos para a aquisição, mediante a oferta e aceitação de um computador, como forma de pagamento.

Assim, em uma casa de dois quartos, alugada na rua Antônio Veiga, número 20, Parque Imperador, nascia o Instituto Educacional Pachamama, a “grande mãe terra”.

Em fevereiro de 1993, a escola inicia suas atividades com 15 alunos de 2 a 5 anos, dois dos quais eram filhas da já diretora Simone J. M. Xavier, que também exercia a profissão de recepcionista, professora, auxiliar, atendente, montadora e faxineira. No mesmo ano, é feita a 1ª Festa Junina na escola estadual do bairro. Em agosto, o número de alunos passa de 15 para 20, permitindo então, a contratação de outra professora.

Em 1996, com uma média de 50 alunos, é iniciada a construção do primeiro prédio, onde se localiza o Colégio. Felizes com a escola, naquele mesmo ano, os pais solicitaram que o 1º Ano do Ensino Fundamental fosse aberto. Finalmente, em janeiro de 1997, é inaugurado o Colégio Photon, a “Luz” que nos guia pelo caminho do conhecimento e da sabedoria.