Nossa Estrutura

Área Verde

Área organizada e reservada para que os alunos possam ter contato com a natureza.

Horta

O Projeto Horta permite ao educando a construção de conhecimentos por meio de vivências únicas como preparar a terra, escolher as mudas ou sementes, pesquisar sua funcionalidade, plantar, cuidar e esperar o ciclo para poder colher.

Após a colheita, aprender os cuidados para o preparo e o consumo.

Vivemos em um mundo tecnológico em constante transformação.

As profundas e rápidas transformações em curso no mundo contemporâneo estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação. Assim, o trabalho na Sala Ambiente de Informática, tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos lecionados, permitindo a interdisciplinaridade ou, até mesmo, a transdisciplinaridade na escola.

Esse trabalho deve habilitar o aluno e dar oportunidade a ele de adquirir novos conhecimentos, integrá-lo à tecnologia como ferramenta de pesquisa, facilitando o processo ensino-aprendizagem; enfim, é um   complemento de conteúdos curriculares, visando ao desenvolvimento integral do indivíduo.

Laboratório de Ciências e Espaço Maker

É o espaço de aprendizagem onde o aluno sente-se estimulado em todo o seu potencial criativo e investigatório. As atividades planejadas para esse tipo de aula permitem vivenciar as etapas do Método Científico e oferecem oportunidades magníficas para desenvolver as habilidades do pensar, criando condições para que os alunos possam exercitar a inovação, observação, experimentação, criatividade, habilidades de raciocínio e de investigação.

Além disso, cria condições para que o aluno, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, seja colocado em situação que lhe permita aumentar seu senso crítico em relação ao que é verdadeiramente insubstituível para a preservação da VIDA em nosso planeta e busque encontrar o equilíbrio entre a técnica e as outras realizações que tornam o mundo mais HUMANO.

Playground e Parque de Areia

Nós partimos do princípio de que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana rica e complexa.” (ALMEIDA, M. T. P, 2000)

Pomar

Área às margens dos trilhos da Maria Fumaça em frente à escola, destinada ao plantio de árvores frutíferas e nativas.

Quadra Esportiva

A prática da Educação Física, Futebol, Vôlei e Ginástica Geral, tendo como eixo a proposta filosófica da escola, trabalha a identidade do sujeito como produto de suas relações com o outro, enfatizando a convivência com as diferenças e a superação dos limites.

Dessa forma, nesse espaço de aprendizagem acontecem atividades que estimulam os alunos a conhecer, desafiar e cuidar do próprio corpo, valorizando hábitos esportivos em sua vida pessoal e a interação com o coletivo.

Refeitório

Para se manter saudável, nosso corpo necessita de alguns cuidados especiais como a alimentação, uma vez que contribui para a boa saúde.

Segundo a O.M.S. (Organização Mundial de Saúde), saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e não apenas a ausência de doenças”.

Sendo assim, o serviço de alimentação do Colégio Photon, cantina e refeições, preocupado com o bem-estar de seus alunos e funcionários, é terceirizado e está sob a responsabilidade da empresa SerNutri, que oferece um cardápio balanceado e nutritivo, elaborado por nutricionista, a qual acompanha e orienta todo o processo.

Sala de Arte

Para dizer como o Colégio Photon considera   as   aulas de Arte, tomaremos as   palavras de Valdir Sarubbi, encontradas no livro “APRENDER É DESCOBRIR”. Ele diz o seguinte:

“Vejo a arte como um fim
e também como um meio;
parto da premissa de que trabalhar com arte
não quer dizer necessariamente
transformar pessoas em artistas.
Manipular linguagens artísticas,
antes de mais nada,
é permitir um encontro consigo mesmo
e dar significado à própria existência.
Só levando em conta a pessoa humana que
está produzindo alguma coisa é que se pode
compreender e respeitar sua expressão.
A partir daí, é possível ajudá-la a crescer e ser feliz.”

Sala de Leitura e Pesquisa

Além de oferecer e selecionar obras, a finalidade da Sala de Leitura e Pesquisa é ser mais um espaço de aprendizagem com o objetivo de desenvolver no aluno o gosto pela leitura e, consequentemente, as habilidades leitora e escritora.

Sala de Música

Sala com ambiente preparado para os alunos terem aulas de coral, flauta e violão.

O trabalho com música, desde a Educação Infantil, auxilia no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, cognitivas, linguísticas, socioafetivas, entre outras, como: criatividade, ritmo, imaginação, concentração, memória e o gosto pela música.

Sala Multidisciplinar

Sala ampla e climatizada, possui espelhos e espaço adequado para aulas de dança, tatame para as aulas de karatê, capoeira, yoga e teatro, projetor e lousa eletrônica.

Salas com Ambiente Digital

As salas são equipadas para permitir que nossos alunos e professores se utilizem de várias TICS, tais como: projetores, som, espelhamento pela plataforma digital, Ipads, sempre com o objetivo de enriquecer as aulas e motivar os alunos ao longo de todo o ano letivo.