Normas de Gestão e Convivência

Fazem Parte do Regimento Escolar

Compreendemos que a existência de normas e regras, bem como o respeito a elas, são fatores imprescindíveis para a educação individual e coletiva, pois contribuem para uma convivência escolar saudável, produtiva e organizada, necessária para a boa formação de nossos alunos. Nesse sentido, precisamos da efetiva colaboração e, também, de um forte compromisso dos estudantes e suas famílias. Dessa forma, relacionamos a seguir informações importantes, reunindo normas e procedimentos que regulam o funcionamento do Colégio Photon.

Identificação

Todos os pertences dos alunos (uniforme, escova, estojo, lancheira, mochila, toalha, quimono, etc.) devem ser identificados, MARCADOS com nome.

Horário de Entrada

O horário de entrada deve ser respeitado.
Atrasos atrapalham a rotina da sala, causam a dispersão dos outros alunos e comprometem o aprendizado. A pontualidade da criança depende da organização familiar.

Atrasos:

a) O aluno que se atrasar para a primeira aula poderá entrar somente na segunda aula e ficará com falta na primeira.
b) Se o aluno perder a primeira e a segunda aulas, poderá entrar na terceira, mediante autorização da coordenação, apresentando justificativa do responsável, inclusive para alunos da Educação Infantil.
c) Casos reincidentes serão encaminhados à Coordenação.
Importante: Pedimos aos pais que comuniquem (por telefone ou agenda online) ausências por mais de um dia.

O aluno deverá apresentar assiduidade superior a 75% em cada disciplina. Caso contrário, será automaticamente retido. De acordo com a Lei, crianças a partir de 4 anos já devem estar matriculadas regularmente.

Horários:

Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

  • Manhã
    • Período de Aula – Das 7h30 às 11h55.
    • Atividades Extras – Das 11h55 às 12h40.
  • Tarde
    • Período de Aula – Das 13h10 às 17h35
    • Atividades Extras – Das 17h35 às 18h15

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):

  • Período de Aula – Das 7h35 às 12h30
  • Atividades Extras – Período da Tarde

Portões (Horário de Entrada e Saída)

Pedimos aos pais e/ ou responsáveis especial atenção e cooperação nesses momentos. O respeito é fundamental: ter paciência, não parar em fila dupla, nas vagas reservadas para transporte escolar, nos portões de embarque e desembarque dos alunos e em portões e garagens dos vizinhos.

Lembramos também, que a velocidade máxima permitida para área escolar é de 20Km/h. A partir das 7h15 não é permitida a entrada e, a partir das 17h20, não é permitida a saída dos alunos pelo portão nº 5 (recepção do colégio). Nestes horários, o referido portão é de uso exclusivo do transporte escolar, outro portão estará aberto.

Saída dos Alunos

Somente com o responsável ou demais pessoas, desde que autorizadas pela família.

Em relação às eventuais saídas com os colegas e saídas fora do horário, pedimos que nos avisem com antecedência, somente por escrito, via agenda online e nunca por telefone ou recados orais.

Para os alunos que vão embora “sozinhos”, os responsáveis terão que assinar o Termo de Responsabilidade anualmente. É importante informar que essa autorização valerá apenas para ir embora ou sair para o almoço. Demais saídas serão proibidas. O aluno só poderá ser dispensado antes do término das aulas, mediante autorização prévia e por escrito do responsável, respeitando-se a troca de aula.

Transporte Escolar

Pedimos aos senhores que quando os seus filhos não forem embora para casa de perua (situação esporádica), será necessário avisar o perueiro responsável e não ao colégio.

Isso evitará problemas, pois ao chegar para pegar outro aluno, o perueiro nos informará que o aluno não irá com ele naquele dia.

Trânsito Escolar

Solicitamos aos pais, responsáveis e colaboradores, que nos momentos de entrada e saída, acessem o Colégio pela Rua Sinésio Castilho (passando em frente ao prédio novo), usem a João Duque e a Augusto Balzani em sentido único, evitando o bloqueio de trânsito e acidentes.

Permanência de Alunos no Colégio, Fora do Horário das Aulas (6º ao 9º Ano)

O horário do término das aulas do 6º ao 9º ano é às 12h30. Os alunos que se inscreverem em atividades extracurriculares poderão permanecer no colégio à tarde, somente nos dias e horários das respectivas atividades. Entretanto, após o término das aulas extras, atividades agendadas, os responsáveis deverão buscar seus filhos.

Aulas Extra Curriculares

São atividades oferecidas ao aluno para o seu desenvolvimento, porém, para que os objetivos sejam atingidos, depende da assiduidade e dedicação do aluno.

Em caso de 2 faltas consecutivas, sem justificativa, o aluno perderá o direito da vaga.

Aulas de Reforço e Plantão de Dúvidas (6º ao 9º Ano)

As aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática serão oferecidas aos convocados pelos professores e divulgadas após a avaliação diagnóstica e após os Conselhos de Classe. Os Plantões de Dúvidas das disciplinas de Ciências, História, Geografia e Inglês serão às quintas-feiras, das 13h10 às 14h.

Atestado de Saúde para Atividades Esportivas

É obrigatório. Todas as famílias devem providenciá-lo para que os alunos possam realizar as aulas de Educação Física e/ou as outras modalidades esportivas. Entregar o atestado na secretaria até o dia 31/01, anualmente.

Uniformes

O uso do uniforme é obrigatório todos os dias, inclusive nas atividades extracurriculares e constitui uma importante norma que visa a segurança de todos os alunos.

Deve ser adquirido no tamanho adequado, para que não fique curto ou apertado.

Por isso, pedimos aos pais que conscientizem seus filhos sobre a importância de cumprir as normas relativas a essa questão, e reforçamos que o aluno que não se apresentar com uniforme completo e tamanho adequado, não poderá frequentar as aulas.

Para as alunas do 6º ao 9º ano, permitido somente o uso de bermudas ciclistas e legging, está proibido o uso de shorts.

Todo o uniforme deve ser marcado com o nome e sobrenome do aluno (principalmente os agasalhos). Sandálias (masculinas ou femininas) são permitidas, porém é necessário que sejam baixas, confortáveis e seguras (com tiras na parte de trás do calcanhar).

Mochila

Para os alunos da Educação Infantil deverá conter uma troca de uniforme (de frio e de calor), estojo de higiene (pasta, escova de dentes e toalhinha) e uma caneca ou garrafinha para água.

Para as aulas de Educação Física, os tênis são obrigatórios.

REORIENTAMOS QUE OS AGASALHOS DEVEM TER O NOME COMPLETO DO ALUNO NA PARTE INTERNA OU BORDADO NA PARTE EXTERNA PARA NÃO SEREM CONFUNDIDOS, POIS PODEM HAVER TROCAS E PERDAS.

Saúde

É de extrema importância comunicar à escola quando o aluno estiver doente e quantos dias precisará se ausentar. Em caso de doença contagiosa, é necessário mantê-lo em casa até a liberação médica.

Em caso de piolho, é necessário que a escola seja informada imediatamente, para que se possa tomar as devidas providências e a criança não poderá frequentar a escola até que a cabeça esteja totalmente livre de piolhos e lêndeas.

Remédios

Devem ser entregues diretamente para a monitoria, acompanhados de receita médica, com as devidas instruções (doses e horários), com anotação enviado pelo App.

É importante, também, colocar o nome no remédio.

É proibida a permanência de remédio na mochila do aluno.

O Colégio mantém convênio com a MEDICAR – Emergências Médicas – Atendimento no Local do chamado (Colégio) e deslocamento para Unidade de saúde mais próxima ou conveniada, se necessário.

Lanche

Na Educação Infantil estimulamos o lanche saudável (frutas, suco, pães, bolos, cenoura, iogurtes, leite, cereais).

NÃO serão permitidos refrigerantes, salgadinhos de saquinho e guloseimas. Sugerimos toalhinha para organização do lanche.

Para os alunos do Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano, os horários de recreio são divididos de acordo com a faixa etária, podem trazer lanche de casa ou utilizar a cantina.

Cantina e Refeitório

Serviço terceirizado. A empresa responsável é a SerNutri, que deverá publicar na Agenda Online o cardápio e a lista de preços da cantina e do refeitório.

Importante: para o aluno que não for do período integral e, eventualmente necessitar almoçar no Colégio, a família deverá se programar, avisar e comprar com antecedência, no setor administrativo.

Agenda Online (Aplicativo)

Viabiliza a comunicação entre escola e família. Deve ser instalado no celular dos Pais e Responsáveis e acompanhado diariamente, bem como, pelos professores.

A partir desse ano, em consonância com nosso trabalho de excelência, realizamos mais um investimento, com a implantação das ferramentas oferecidas pela Google for Education.

Atendimento com Professores e Coordenação

Sempre que necessário, favor marcar via Agenda Online ou por telefone. O professor não tem autorização para se ausentar da sala durante o período de aula para atendimento aos pais, sem agendamento prévio.

Lição de Casa

Deve ser feita diariamente, em local adequado (os pais e/ou responsáveis nunca devem dar as respostas ou fazê-la pelo aluno).

“Ler, escrever, resumir, fazer exercícios, são atividades que devem ser realizadas em casa diariamente e, só assim, conseguiremos formar alunos com hábitos de estudo, o que será fundamental para o seu sucesso no futuro!’’.

Para os alunos do 6° ao 9° ano, os pais também devem acompanhar e orientar a realização de tarefa e estudo diário.

Sem disciplina não há aprendizagem.

Avaliação

Todas as atividades executadas pelos alunos são avaliadas pelos professores (avaliação processual), trimestrais (do 1° ao 5° ano) e bimestrais (do 6° ao 9° ano).

A média dessas avaliações compõem a nota trimestral ou bimestral apresentadas no Boletim do aluno.

Faltas em provas (do 3° ao 9° ano): o aluno que, por motivo de doença ou luto perder a prova, terá direito de fazer a prova substitutiva, apresentando à secretaria da escola, os devidos atestados. Em caso de não apresentação do devido documento, o aluno poderá fazer a prova substitutiva mediante a inscrição e o pagamento (valor anual a ser confirmado na Secretaria). A ausência do aluno nesta 2° chamada implicará nota zero, compulsoriamente, significa que não será possível obter nova chance de fazer a prova perdida.

Simulados

Para os alunos do 6° ao 9° ano será obrigatória a participação. É um instrumento de avaliação processual e vale nota de zero a dez. Os três melhores resultados de cada sala serão divulgados internamente, no site e fanpage do colégio.

Se o aluno faltar no dia do simulado deverá seguir as mesmas regras da prova, e o simulado substitutivo será dissertativo e não de múltipla escolha.

Alguns simulados serão aplicados aos sábados.

Material do UNO Internacional

O material do UNO será entregue no decorrer do ano; serão apostilas bimestrais, mais 4 apostilas do Programa de Inglês e os livros de Trajeto I, Turing (para 2º e 7º anos), Habilidades Socioemocionais, mais conteúdos digitais disponíveis na plataforma.

Para isso, é necessário que os responsáveis tenham efetuado o pedido pela internet e os devidos pagamentos até 20/01 de cada ano. Em caso de débito o aluno não receberá o material, correndo o risco de eventuais prejuízos pedagógicos.

Livros Paradidáticos

Enviaremos a lista, conforme planejamento dos professores.

É imprescindível que o aluno faça a leitura dos livros indicados.

Saídas Pedagógicas (Estudo do Meio)

Os pais serão avisados por meio de circular e deverão devolver a autorização assinada na data solicitada, com a devida antecedência.

Trabalhos em Grupo (6º ao 9º Ano)

Deverão ser agendados, por escrito, com o técnico da informática, com um dia de antecedência.

Os trabalhos poderão ser realizados nos seguintes espaços da escola: Pátios, Biblioteca, Espaço Maker e Laboratório de Informática, desde que acompanhados por um monitor, somente de segunda à quinta-feira.

Impressão de Trabalhos (3º ao 9º Ano)

Deverá ser solicitada com um dia de antecedência, pelo e-mail: impressaophoton@gmail.com. Os alunos não poderão se ausentar das aulas, em nenhuma hipótese, para solicitar impressão de trabalho.

Requisição de Materiais (6º ao 9º Ano)

Solicitar com a coordenação ou professor, mediante requisição assinada.

Biblioteca

Ler é fundamental e a biblioteca é o local onde os alunos realizam pesquisas de projetos, retiram livros para levar para casa.

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental, séries iniciais, participam de rodas de leitura e de contação de histórias.

O prazo de devolução dos livros emprestados é de uma semana, podendo ser renovado. O aluno só poderá retirar outro livro quando efetuar a devolução do anterior.

Assim, é necessário orientar sempre os alunos, principalmente os menores, a fim de que eles aprendam a cuidar dos livros, o que é fundamental, uma questão de respeito.

A multa é de R$ 1,00 por dia de atraso na entrega. Em casos de extravio, a família deverá realizar a reposição do livro.

Dia do Brinquedo (Ed. Infantil ao 5º Ano)

O dia da semana para trazer brinquedos à escola será SEXTA-FEIRA. O brinquedo deverá ser compartilhado com os amigos, caso não seja, ficará guardado na mochila. Por essa razão, pedimos que, no brinquedo, conste o nome da criança.

O Colégio não se responsabiliza por brinquedos perdidos ou danificados. Orientamos que não tragam brinquedos frágeis, eletrônicos, caros e nem com peças muito pequenas. São proibidos os brinquedos que incitem a violência, tais como armas e espadas.

Culinária na Escola

Será realizada segundo o cronograma dos projetos. A comunicação será por meio de um bilhete na agenda avisando com antecedência o dia e o ingrediente que o aluno deverá trazer para a atividade. Se faltar um ingrediente, não será possível concretizar a aula e todos perderão a atividade.

Aniversários na Escola

Os aniversários podem ser comemorados na escola, alunos da Educação Infantil ao 5° ano, no horário do lanche, desde que haja prévia comunicação com a professora da classe.

A mãe ou o responsável, deverá providenciar bolo, suco (em quantidade suficiente ao número de alunos da turma), os copos, pratos, garfos, guardanapos e vela. Não serão permitidos saquinhos surpresa com pirulitos, chicletes e brinquedos ‘‘perigosos’’.

Também não serão permitidos presentes para o aniversariante, nem a presença de familiares.

A professora comunicará às famílias quando houver a comemoração de aniversário por meio da agenda online.

Os alunos deverão trazer lanche normalmente.

Convites entregues na escola para festas em outros locais, devem ser estendidos a todos os alunos da classe.

Não será permitida a distribuição de convites na escola, quando se restringir apenas a alguns alunos, pois caracteriza discriminação.

Quando a família opta em convidar somente alguns alunos da sala, deverá fazer de forma discreta, sem o intermédio da escola.

Uso de Celulares

  • Fundamental I: Proibido na escola;
  • Fundamental II: Proibido em sala de aula. Deverá permanecer desligado, dentro da mochila, exceto se o professor permitir e solicitar para alguma atividade.

Serviços Terceirizados

Uniforme, refeitório, cantina, transporte escolar e natação. A equipe do Colégio não se responsabiliza por falhas nestes serviços, pois os mesmos são executados por terceiros. Entretanto, sempre estará pronta a ouvir sugestões e encaminhá-las a quem for de direito, acompanhando para que sejam atendidas.

Uso das Redes Sociais

Proibido fazer uso indevido das redes sociais com post de imagem ou “memes” que possam denegrir a imagem dos colegas da escola e/ou o nome do Colégio Photon, enquanto instituição de respeito e de responsabilidade.

Regimento Escolar

O descumprimento dos deveres estabelecidos para os alunos, de acordo com o Regimento Escolar, conduz às sanções, aplicadas pelo Diretor, na seguinte conformidade e graduação:

  • I – Advertências verbais;
  • II – Relatos de ocorrências disciplinares;
  • III – Advertências formalizadas, até o número de 03 (três};
  • IV – Suspensão de até 06 (seis) dias, no caso de reincidência ou falta grave;
  • V – Transferência compulsória, após esgotadas todas as possibilidades mencionadas nos incisos anteriores, com vistas à desejável modificação da atitude extremamente inadequada.

Respeito, responsabilidade e honestidade são os princípios que norteiam as regras do Colégio Photon.

Atenção

A escola é um espaço coletivo e nós somos responsáveis em orientar os alunos a todo instante. Porém, não nos responsabilizamos por objetos simples, objetos de valor (celulares, iPads, DS, etc.), dinheiro e uniformes perdidos. Em caso de perda tomaremos as providências para ajudar a solucionar o problema, se o objeto estiver identificado com nome. Também, precisamos da colaboração dos pais para que verifiquem diariamente a mochila, os pertences e uniformes dos filhos, devolvendo à escola o que foi para casa por engano e solicitando a nossa ajuda em casos de perdas. Para dúvidas ou sugestões, estamos à disposição.