Educação Infantil

 

A Educação Infantil deve proporcionar à criança seu desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicológico), numa prática sustentada pelo conhecimento científico e metodológico.

 

 

Adotamos a concepção de infância, assumindo-a como um dos períodos fundamentais da vida e não como uma fase de transição, em que o adulto assumirá um papel de mediador do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Sabemos que as crianças devem ser estimuladas a adquirir autonomia na resolução de problemas e, para isso, é necessário dar a elas espaço e liberdade para explorar o mundo ao seu redor. INFORMAÇÃO não é o mesmo que obter CONHECIMENTO.
O brincar estimula o aprendizado e, por isso, deve ser posto em primeiro plano na preparação de atividades. O mesmo vale para música, o ouvir, o contar histórias e o teatro.

 

As situações didáticas propostas ao aluno, assim como as orientações metodológicas ao professor, visam à reconstrução crítica do pensamento e da ação, tendo como princípios norteadores desse trabalho:


- o estabelecimento das relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo;
- a construção da autoestima, da confiança em si e da autonomia intelectual e moral;
- a importância da interação social, da cooperação e do trabalho em grupo;
- a busca pelo sentido e pela compreensão das ideias - aprendizagem significativa;
- a resolução de problemas como estratégia para orientar e provocar novas aprendizagens;
- os jogos e brincadeiras como fonte para novas descobertas e conhecimentos;
- o acesso a diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens, de forma integrada e contextualizada;
- o diálogo permanente com a realidade e com as mudanças que têm lugar na sociedade, no conhecimento e nos sujeitos;
- a criação de um ambiente propício às interações, à apropriação e à produção de saberes, que seja acolhedor e estável.

 

O trabalho vincula-se, portanto, com o desenvolvimento de uma ação integrada na qual aspectos como o social, o físico, o estético, o ético e o moral se combinam com o intelectual, incorporando um conceito mais amplo de aprendizagem. Nesse sentido, os eixos de trabalho não são explorados de forma isolada, nem fragmentada, mas sim integrada e dialógica. Tais conhecimentos apresentam-se em núcleos que visam organizar as propostas de trabalho e os conteúdos dentro de um contexto, possibilitando a integração entre os eixos para levar a criança a realizar experiências significativas.

 

 

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