História

Em 1990, fechava a Escola Infantil “Turma da Bolinha” - Campinas . Sua diretora Vera Nilce Lopes muda-se para a cidade de Ribeirão Preto e aluga um galpão onde guarda tudo o que a escola tinha.

Em 1993, uma antiga professora desta Escola, Simone Jaqueline Marques Xavier, muda-se para o bairro Parque Imperador, onde, um ano antes, havia feito a aquisição de um terreno.

A diretora Vera, em uma visita a sua antiga docente, oferece a escola para que esta seja montada no Parque Imperador, argumentando que seu sonho não poderia morrer dentro de um galpão, sendo assim, importante dar continuidade ao que viveram juntas – o amor pela EDUCAÇÃO.

A compra se deu, mesmo sem os recursos para a aquisição, mediante a oferta e aceitação de um computador, como forma de pagamento.
Assim, em uma casa de dois quartos alugada na Rua Antônio Veiga, Parque Imperador, nascia o Instituto Educacional Pachamama, a ”grande mãe terra”.

Em fevereiro de 1993, a escola inicia suas atividades com 15 alunos de 2 a 5 anos , dois dos quais eram filhos da já Diretora Simone J. M. Xavier, que também era recepcionista, professora, auxiliar, atendente, montadora e faxineira. No mesmo ano, é feita a 1ª festa junina na escola estadual do bairro. Em agosto, o número de alunos passa de 15 para 20, permitindo, então, a contratação de outra professora: Ana.

Em 1996, com uma média de 35 a 40 alunos, é iniciada a construção do prédio que hoje abriga o colégio. Felizes com a escola, naquele mesmo ano, os pais solicitaram que o 1º Ano do Ensino Fundamental fosse aberto. Finalmente, em janeiro de 1997, é inaugurado o Colégio Photon, a “luz” que nos guia pelo caminho do conhecimento e da sabedoria.

Profissionalismo, respeito, ética e espírito de equipe sustentam o nosso sonho maior: a construção de um mundo melhor!