Nossa Filosofia

De acordo com uma concepção democrática e humanista, o Colégio Photon apresenta-se com função social determinada, pois, tanto o papel do professor como o do aluno estão instanciados pelo contexto social em que estão imersos.

Nesse sentido, os agentes da educação não apenas reproduzem a sua realidade, mas buscam transformá-la, a partir da dinâmica interativa em sala de aula, em que os conteúdos estão estruturados e organizados com base na contradição social em que esses personagens estão inseridos.

A partir desses princípios, o Colégio Photon busca formar um aluno comprometido com sua realidade social, que consiga analisar, refletir, classificar, buscar soluções para a transformação da sua realidade política, por meio da autoestima positiva, da formação do sujeito criativo, crítico,afetivo, um cidadão consciente e participativo; enfim, aquele que sabe viver e cultivar valores e virtudes, capaz de usar os saberes para transformar seu entorno social e apto a viver um uma sociedade justa e democrática.

Dessa forma, o aluno e o professor são sujeitos políticos, criativos e afetivos, com a finalidade de desenvolver a solidariedade e responsabilidades sociais.