Atividades Esportivas

Capoeira

O projeto Capoeira na Escola, oferecido aos alunos do Período Integral, visa desenvolver a coordenação motora global, bem como atingir a consciência do aluno, possibilitando a formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença, com a alteridade, tornando-os mais livres de preconceitos e mais tolerantes, contribuindo, assim, para a elevação de sua autoestima, o que determina, consequentemente, a construção de sua identidade social.

Dança

“A dança, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, é a representação das manifestações, emoções, expressão e comunicação do ser e das características culturais. Portanto, o conhecimento de si mesmo e da dança passa pela necessidade de conhecer sua própria história e manifestações culturais de seu povo.

Vargas (2003, p.13) completa que a atividade da dança na escola “(…) engloba a sensibilização e a conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas, como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.”

Futebol e Vôlei

O futebol e Vôlei, trabalhados na escola, têm seus objetivos educacionais, culturais e físicos, visto que o seu ensinamento pode ser considerado um autêntico processo formativo, seguindo uma proposta pedagógica que atende, de maneira efetiva, às diversas faixas etárias, respeitando o aluno como um ser, não o tratando como um produto que estará sempre pronto a realizar as tarefas impostas pelo professor.

Ginástica e Tecido Acrobático

A Ginástica Geral possibilita aos alunos conhecer e experimentar as diversas modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias, para ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos. Além disso, desenvolve a saúde, a condição física e a integração social, contribuindo para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.

Tecido Acrobático é uma arte circense praticada em um tecido duplo, em que o acróbata executa movimentos com graça, beleza, leveza e suspense, desenvolvendo a disciplina, a confiança, a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. É realizada com muito sucesso pelos nossos alunos.

Karatê

O Karatê, oferecido pelo Colégio Photon, visa aprimorar as habilidades motoras da criança de uma forma lúdica, por intermédio de movimentos conhecidos como kiron (técnicas de ataque e defesa) e kata (luta imaginária), contribuindo, assim, para que ela possa desenvolver confiança, disciplina, concentração e autonomia.

As artes marciais são de origem remota. Nos séculos V e VI, foram encontrados os primeiros indícios de lutas na Índia, onde o povo nativo combatia os invasores e inimigos com a utilização das habilidades do próprio corpo para defender o seu espaço. Arte marcial é uma forma de autodefesa, que surge da interação corpo, mente e espírito, seguindo a filosofia do “Budô”, que busca uma vida saudável, disciplinada e equilibrada através da dedicação, lealdade e autoconfiança do indivíduo.

Natação

A natação é um esporte completo que pode ser praticado desde o nascimento até a vida adulta. Sua prática regular oferece inúmeros benefícios como resistência muscular, melhor captação de oxigênio pelos pulmões, prevenção e tratamento de doenças respiratórias e circulatórias, além de ser uma atividade física que pode ser bastante divertida e prazerosa.

As atividades realizadas na piscina possibilitam a socialização, o desenvolvimento dos aspectos neuropsicomotores, além de outras vantagens na formação da personalidade da criança, pois ela aprenderá a lidar com o desafio e a tolerar o fracasso como caminho da vitória ficando, assim, mais independente e menos ansiosa.

Levando tais aspectos em consideração, o Colégio Photon tem uma parceria com a Academia de Natação “AQUÁTICA”, onde são realizadas as aulas de natação para os alunos do Período Integral.

Yoga

Yoga também é uma atividade oferecida aos alunos do Período Integral com o objetivo de exercitar a respiração correta para acalmar, diminuir o estresse e a ansiedade. Realizar as posturas requer muito foco e, assim, exercita a concentração, equilíbrio e flexibilidade.