Atividades e Eventos Culturais

CinePhoton

Projeto voltado para alunos do Ensino Fundamental II. A cada mês ou bimestre letivo, os professores levam aos alunos um novo filme, com conteúdos relacionados às aulas. Os temas são analisados e discutidos em forma de debates.

Dia da Família

Tem por objetivo a interação entre a escola e a comunidade escolar, a valorização da família e a reflexão sobre os valores e sentimentos que nos motivam a celebrar a VIDA.

Equipe Olímpica

As atividades realizadas pela Equipe Olímpica visam o desenvolvimento do raciocínio, da lógica, interpretação, inferência, cultura geral, metacognição, hábitos de estudos, entre outras habilidades que levarão os alunos ao sucesso acadêmico.

Eles já colhem excelentes resultados decorrentes desse trabalho. Por exemplo, em 2019 foram 42 medalhas na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, 19 na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), 03 na OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia), 02 na ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), 02 na OBQI (Olimpíada Brasileira de Química Jr), 05 salas medalhistas na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras, 06 finalistas na OBMEP e 06 medalhas na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

Estudo do Meio

O Estudo do Meio é realizado com os alunos desde o Infantil até o Fundamental II. São atividades não obrigatórias e que tem um custo para os alunos participantes. É importante informar que fazem parte dos projetos desenvolvidos durante o ano e propiciam vivências e aprendizagens inesquecíveis para os educandos.

Festival Cultural de Dança

Festival Cultural de Dança é uma apresentação anual que encerra as atividades de dança realizadas durante o ano letivo.

Grupo Ação Ambiental

O Colégio Photon se preocupa com o meio ambiente e procura desenvolver com os alunos esse engajamento desenvolvendo ações que contribuam para melhorar o nosso entorno.

Com esse objetivo, o Colégio “adotou” a área às margens dos trilhos da Maria Fumaça que fica em frente à escola. Foram retirados mais de 30 caminhões de entulho dessa área, plantamos junto com os alunos mais de 500 árvores frutíferas e nativas, fizemos uma composteira e uma horta comunitária. O dinheiro arrecadado com a venda das verduras é revertido em produtos alimentícios para ações sociais.

Também reservamos uma área para que os alunos possam brincar e ter contato direto com a natureza.

Mostra Cultural e Científica

É um evento anual que reúne os melhores projetos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos em todas as disciplinas. É o compartilhamento e a celebração das aprendizagens. É um espaço onde o aluno é o maior protagonista, responsável em transmitir ao público os conceitos aprendidos.

TOEFL - Certificação de Proficiência em Inglês

TOEFL é um exame internacional contemplado pela proposta educativa do Colégio Photon em parceria com o UNOi, realizado pela ETS.

É um processo de avaliação fundamental na vida escolar e no currículo do aluno. É uma avaliação de habilidades linguísticas em Língua Inglesa, dirigida exclusivamente aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Essa avaliação da Língua Inglesa mapeia a compreensão e a produção escrita, a compreensão leitora, auditiva e fluidez verbal dos alunos.